BLOG DESCONTINUADO.
ESSE BLOG NÃO É ATUALIZADO DÊS DE ABRIL DE 2013. ACESSE WWW.LUCASGUERREIRO.COM PARA OBTER INFROMAÇÕES ATUALIZADAS.

6- Trabalhe, Trabalhe, Trabalhe


                Você irá para missão para trabalhar. Terá que trabalhar duro, talvez, o mais duro que já trabalhou na vida.
                O trabalho missionário exigirá todo seu "coração, poder, mente e força". O Senhor providenciará circunstâncias onde poderá dedicar toda sua alma ao serviço missionário.


Trabalhar com todo o coração.
                Coração é símbolo da disposição e vontade do homem (GEE "Coração"). Isso quer dizer que para que você trabalhe com todo seu coração na obra, precisa dedicar todo os seus sentimentos e dedicação. Precisa usar seu arbítrio para amar o que faz e as pessoas que ensina.
                Eu conheci alguns missionários que murmuravam sobre o local onde estavam servindo. Eles culpavam o presidente de missão por lhes transferir a uma "área buraco" ou culpavam os membros da Igreja, a dureza do coração do povo ou mesmo seus companheiros pela falta de sucesso. Mais tarde aprendi que os que murmuram desconhecem os caminhos de Deus (2 Néfi 2:12). Deus é amor e quem o conhece é cheio de amor. De fato, os missionários que realmente amavam não reclamavam sobre as pessoas que estavam a sua volta (I João 4:16-20).
                Trabalhar com todo coração é trabalhar com caridade, que é o puro amor de Cristo. Não me foi difícil amar as pessoas da minha missão. Creio que isso aconteceu por dois simples motivos: (1) Elas me serviram; (2) eu as servi.
                O Pregar Meu Evangelho ensina: "A caridade é um dom de Deus. O profeta Mórmon disse que devemos “[rogar] ao Pai, com toda a energia de [nosso] coração, para que [sejamos] cheios desse amor” (Morôni 7:48). Ao seguir esse conselho e esforçar-se para fazer obras de retidão, seu amor por todas as pessoas aumentará, especialmente por aquelas com quem você estiver trabalhando. Você sentirá uma preocupação sincera pelo bem-estar e a felicidade eterna das pessoas. Você as verá como filhos de Deus, com o potencial de tornarem-se semelhantes a nosso Pai Celestial, e trabalhará para o bem delas. Evitará sentimentos negativos como raiva, inveja, desejo pecaminoso ou cobiça. Evitará julgar ou criticar as pessoas ou dizer coisas negativas a respeito delas. Tentará compreendê-las e entender o ponto de vista delas. Será paciente com elas e procurará ajudá-las quando estiverem tendo  dificuldades ou se sentirem desanimadas. A caridade, tal como a fé, conduz à ação. Você desenvolverá caridade ao procurar oportunidades para servir as pessoas e doar-se" ("Os atributos de Cristo", pg. 124).
                Eu lembro que fui transferido para uma área da missão que ficara muito tempo sem missionários. Meu companheiro e eu estávamos, portanto, "abrindo a área" - sendo os primeiros missionários depois de longo tempo. O ramo da Igreja era pequeno, seus membros estavam desapontados com os missionários, pois no passado, por três vezes consecutivas, missionários que não entendiam seu propósito haviam feito coisas degradantes. A atitude iníqua desses élderes fez com que a área ficasse "queimada". Ao descobrir essas coisas perguntei a meu presidente o que eu deveria fazer. Ele me disse: "Faça muitos projetos de serviço". E foi exatamente o que fizemos.
                Não precisamos procurar muito. As oportunidades de servir apareciam diante de nós. Carregamos móveis, limpamos a terra, fizemos mudanças, lavamos uma caixa d´água, carregamos bancos, etc. Trabalhamos até mesmo no dia de preparação. Quando almoçávamos com os membros lhes perguntávamos se podíamos ajudar e tínhamos uma atitude proativa. Devido a nosso serviço, os membros começaram a nos servir, ou seja, servir na obra missionária.
                Aquele ramo da Igreja se tornou um ramo, que a princípio era seco, tornou-se muito frutífero. Os membros se contagiaram pela obra missionária. Eles saiam conosco para ensinar, davam referências para que ensinássemos seus amigos e faziam e participavam das reuniões com grande alegria. Aquela área não ficou mais sem missionários. Meu companheiro e eu inauguramos a obra que transformou um ramo pequeno em uma ala forte. Sim, e isso aconteceu apenas alguns meses depois, devido a outros excelentes élderes e sisteres que foram para lá enviados, e a dedicação constante dos membros da Igreja.
                Esse tipo de milagre não é raro quando há amor sincero. Para trabalhar com amor, você precisa primeiro orar, como ensinou Morôni, com toda energia. Depois precisa por mãos a obra. Seu amor se manifestará em sua dedicação de servir à Deus e ao próximo.
                Antes de terminar este tópico gostaria de aconselhar-lhe a nunca dizer as pessoas de sua missão que não gosta do que esta fazendo, do lugar onde esta morando ou das pessoas ao seu redor. Nunca lhes diga que sua cidade é muito melhor ou que seu povo é muito mais abençoado. Aprenda a amar o lugar onde Deus ordenou que estivesse. Você pode fazê-lo. De fato, pode amar o local em que foi chamado a servir tanto quanto seu próprio lar.
                Você pode saber que esta amando a área e as pessoas de sua missão pelo sentimento que tiver quando estiver partindo de lá. Sei que isso é obvio. Mas algumas coisas óbvias precisam ser endossadas. Observe como se sente - isso poderá ser uma contundente prova que você serviu com todo seu coração.
                Um outro aspecto de servir com todo coração refere-se aos desejos que temos. Um bom missionário deseja, ou se esforça para desejar, o mesmo que Deus deseja. Em outras palavras, ele tem "sede e fome de justiça [ou retidão]" (Mateus 5:6, 3 Néfi 12:6).
                Abaixo listei trechos do PME. Observe-os atentamente e procure compreender o que ensinam e aconselham sobre "desejo" - e também note as promessas que você merece caso seu desejo seja puro, justo e digno (todos os itálicos abaixo foram adicionados):
                "À medida que você adquire maior compreensão da Expiação de Jesus Cristo, seu desejo de compartilhar o evangelho irá aumentar Você sentirá, tal como Leí, “quão importante é tornar estas coisas conhecidas dos habitantes da Terra” (2 Néfi 2:8)" ("Meu Propósito", pg. 2).
                "Um de seus desejos mais sinceros deve ser o de desfrutar os dons do Espírito" ("Meu Propósito", pg. 4).
                "Ao ensinar as pessoas a compreenderem a Restauração da plenitude do evangelho, você deve “declarar arrependimento” (D&C 15:6) O arrependimento envolve uma mudança no coração e o desejo de abandonar o pecado e servir a Deus (...) O arrependimento exige uma sincera e duradoura mudança de pensamentos, desejos, hábitos e ações. É uma experiência positiva que traz alegria e paz." ("Meu Propósito", pg. 8)
                "Se você rebaixar suas expectativas, sua eficácia diminuirá, seu desejo enfraquecerá e você terá maior dificuldade de seguir o Espírito" ("Meu Propósito", pg. 10)
                "Uma grande evidência da conversão pessoal é o desejo de compartilhar o evangelho com os outros" ("Meu Propósito", pg. 14)
                "Para ter bons resultados em seu estudo você precisa ter um forte desejo de aprender, estudar com “real intenção”, ter “fome e sede de justiça” e buscar respostas para as perguntas e dúvidas de seus pesquisadores (...) Seu estudo do evangelho será mais eficaz quando você for ensinado pelo Espírito Santo. Sua fé em Jesus Cristo aumentará. Seu desejo de arrepender-se e de melhorar aumentará (...) O estudo bem-sucedido do evangelho exige desejo e ação." ("Estudo Eficaz", pg. 18)
                "Ao sentir a alegria que provém da compreensão do evangelho, você terá o desejo de colocar em prática o que aprendeu. Esforce-se para ter uma vida que esteja em harmonia com a sua compreensão. (...) Ao entesourar as palavras das escrituras e dos profetas modernos pelo estudo e pela fé, seu desejo de compartilhar o evangelho aumentará." ("Estudo Eficaz", pg. 19)
                "Ao preparar-se para seus compromissos de ensino, você terá o desejo de ter um plano de lição que permita que você ensine pelo Espírito e ajude as pessoas a assumirem e cumprirem compromissos." ("Estudo Eficaz", pg. 20)
                "Você deve desejar os dons espirituais e buscá-los sinceramente." ("Reconhecer o Espírito", pg. 94)
                "Empenhar-se para ter o desejo de aprender é importante para a sua salvação e seu sucesso como missionário" ("Estudo Eficaz", pg. 25)
                "Ao começarmos a sentir que as coisas que estamos aprendendo são verdadeiras, temos o desejo de saber tudo o que pudermos sobre a Restauração" ("Mensagem da Restauração", pg. 39)
                "Se tivermos nos arrependido, receberemos misericórdia. Seremos recompensados de acordo com nossas obras e nossos desejos (...).Durante nossa vida mortal, fazemos escolhas em relação ao bem e o mal. Deus nos recompensa de acordo com nossas obras e desejos." ("O Plano de Salvação", pg. 53)
                "Devido à Expiação e Ressurreição de Cristo, todas as pessoas serão levadas de volta à presença do Senhor para serem julgadas de acordo com suas obras e seus desejos" ("O Evangelho de Jesus Cristo", pg. 61).
                "Quando obedecemos a Deus, Ele nos abençoa. Ele nos dá forças para enfrentar os desafios da vida. Ele ajuda-nos a mudar os desejos de nosso coração. Por meio da fé em Jesus Cristo, Ele pode curar-nos, tanto física quanto espiritualmente" ("O Evangelho de Jesus Cristo", pg. 62).
                "Ao mudarmos, reconhecemos que somos filhos de Deus e que não precisamos continuar cometendo os mesmos erros vez após vez. Se nos arrependermos sinceramente, abandonaremos nossos pecados e não voltaremos a cometê-los. Resistiremos a todo desejo de cometer pecado. Nosso desejo de seguir a Deus se tornará cada vez mais forte e profundo" ("O Evangelho de Jesus Cristo", pg. 63).
                "Ao aprendermos mais sobre o que o Salvador espera de nós, teremos o desejo de mostrar nosso amor obedecendo a Ele" ("O Evangelho de Jesus Cristo", pg. 63).
                "Devemos ter o desejo de receber dignamente os convênios que Deus nos oferece e depois esforçar-nos para cumpri-los" " ("O Evangelho de Jesus Cristo", pg. 64).
                "[O Espírito Santo] fortalece o desejo de evitar o mal e obedecer aos mandamentos" ("O Espírito Santo", pg. 99).
                "Com o desejo de agradar a Deus, reconheça as fraquezas que você possui e tenha o desejo e a vontade de melhorar" ("Atributos de Cristo", pg. 122)
                "A virtude se origina em seus pensamentos e desejos mais profundos. É um padrão de pensamento e conduta baseado em elevados padrões morais" ("Atributos de Cristo", pg. 125).
                "Um de [seus] maiores desejos [deve ser o de] herdar a vida eterna no reino celestial de Deus" ("Atributos de Cristo", pg. 133).
                "As metas expressam o desejo de nosso coração e nossa visão do que podemos realizar. É por meio de metas e planos que nossas esperanças são transformadas em ação. O estabelecimento de metas e o planejamento são atos de fé. Em espírito de oração, estabeleça metas que estejam em harmonia com o mandamento do Salvador de “[fazer] discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” ("Usar o Tempo com Sabedoria", pg. 156).
                "Tenha o desejo de prestar contas de seus labores" ("Usar o Tempo com Sabedoria", pg. 161).
                "À medida que as pessoas que você estiver ensinando sentirem as bênçãos do evangelho, o desejo que têm de compartilhá-lo aumentará" ("Usar o Tempo com Sabedoria", pg. 171).
                "Como missionário você deseja a salvação das almas. Você sabe que somente sob a condição do arrependimento as pessoas podem achegar-se a Cristo e ser salvas. Uma maneira de cumprir seu desejo é clamar arrependimento e convidar destemidamente as pessoas a exercerem sua fé no arrependimento, a serem batizadas pela água e pelo Espírito e perseverarem fielmente até o fim" (Cumprir Compromissos, 211).
                "Você pode saber que foi um missionário bem-sucedido quando: (...) Amar as pessoas e desejar sua salvação" ("Meu Propósito", pg.10)
                O Pregar Meu Evangelho é um livro extraordinário. Ele ensina como e porquê o missionário deve trabalhar com todo o coração. Não tenho duvidas que se um missionário estudar diligentemente este maravilhoso guia missionário e colocar em prática o que aprender terá se empenhado com todo coração no serviço do Mestre.

Trabalhar com todo poder.
                Pregar Meu evangelho ensina: "Além da autoridade, você também deve exercer o poder em seu trabalho. A autoridade que você recebeu pode conduzi-lo ao poder. De fato, o poder espiritual é uma prova de que sua autoridade é real. O poder espiritual é um dom que lhe possibilita fazer seu
trabalho de modo mais eficaz" ("Meu Propósito", pg. 4).
                Uma vez um missionário me contou uma experiência que tivera em uma área distante da missão. Esse missionário serviu comigo, e por isso sei que a história é verdadeira. Ele e seu companheiro, certo dia, foram chamados por uma pessoa para expulsar um demônio de uma garota. Vários homens estavam tentando segurar a moça, mas ela era indomável, pois apresentava uma força muito maior que todos eles juntos. Ao chegarem no local os élderes procuraram expulsar o demônio. Mas foi em vão. Assombrosamente o demônio riu dos missionários e lhes disse: "Nem mesmo vocês - os mais poderosos desta cidade - podem comigo!" Assustados os missionários telefonaram para o presidente de missão. O presidente lhes contou de antigos discípulos que também passaram pela mesma experiência e lhes ensinou: "mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum" (Mateus 17:21).
                Quando o élder que passou por isso, me contou sua experiência, ele também disse, com bom-humor: "pelo menos até o demônio reconheceu que éramos os mais poderosos da cidade!" Sei que aqueles missionários jejuaram e oraram muito e tornaram-se dois dos mais poderosos e valentes missionários de toda a missão. O diabo ousou enfrentá-los em outras ocasiões, mas sempre para ser derrotado. Ambos terminaram com honra suas missões, e hoje estão casados e possuem uma família eterna.
                Já que toquei no assunto de expulsar demônios é bom traçar alguns comentários a respeito. Primeiro, existe um motivo pelo qual não falamos muito sobre essas coisas. Aqueles que se aprofunda em estudar o mal acabam se apegando a ele. O Élder James E. Faust ensinou: "Não é uma coisa boa interessar-se por Satanás e seus mistérios. Nada de bom pode resultar de aproximar-nos do mal. Tal como quando brincamos com fogo, é muito fácil nos queimar: “O conhecimento do pecado induz à sua prática” (Joseph F. Smith, Gospel Doctrine, 5ª ed., 1939, p. 373). O único caminho seguro é manter-nos bem distante dele e de quaisquer de suas atividades iníquas e práticas depravadas. Os males do culto ao diabo, da feitiçaria, da bruxaria, do ocultismo, dos encantamentos, da magia negra e todas as outras formas de demonismo devem ser evitados como praga. "No entanto, o Presidente Brigham Young (1801–1877) disse ser importante “estudar (...) o mal e suas consequências” (Discourses of Brigham Young, sel. John A. Widtsoe, 1941, p. 257). Sendo Satanás o autor de todo o mal no mundo, é essencial, portanto, dar-nos conta de que ele é a influência por trás da oposição à obra de Deus. Alma declarou esse ponto sucintamente: 'Tudo que é bom vem de Deus e tudo que é mau vem do diabo' (Alma 5:40)" ("As Forças que nos Salvarão", A Liahona, Janeiro de 2007, pg. 3). Não podemos ignorar os ardis do inimigo (II Coríntios 2:10-11), mas isso não significa ser complacente com a iniquidade.
                Segundo, não fique curioso, e nem peça, para ter uma experiência desse tipo. Satanás não precisa incorporar uma pessoa na sua frente para desafiá-lo. Uma de suas armas mais eficazes tem sido a de dizer que ele não existe e que ele não é o diabo (2 Néfi 28:22). Em minha própria missão, em uma das áreas mais desafiadoras, o diabo sussurrou-me que ele não existia e que não havia inferno. Se eu acreditasse nisso, não haveria propósito em minha missão. Mas recusei de imediato essa mentira e prossegui em frente.
                Faça isso. Siga em frente. Se o diabo quiser impedir-lhe expulse-o. Você tem o sacerdócio e pode fazê-lo[1], assim como Moisés fez (Moisés 1:19-23). Se você for uma sister ou se for um rapaz que tem o sacerdócio de Aarônico, pode orar a Deus e rogar-lhe proteção. Satanás tem limites. Deus não. O próprio Senhor "controlas e sujeitas o diabo e o escuro e tenebroso domínio de Seol" (D&C 121:4). Ele nós chamou, Ele nos qualificará, Ele nos protegerá. Não existe poder superior ao de Deus e Ele seguirá avante com Sua Obra.
                Meu pai me disse certa vez que algo  que aprenderá em um discurso de um líder. Ele me contou que se pudéssemos comprar o poder de Deus e do diabo - o que de fato não é possível, pois há uma diferença enorme entre ambos  - mas se hipoteticamente o fizéssemos - poderíamos então imaginar que o poder de Deus seria como a união de todos os exércitos, carros de guerra, soldados e forças bélicas que este mundo já viu, vê e verá - tudo reunido - este seria o poder de Deus. E o poder de Satanás seria como o de alguns bonequinhos de chumbo de um menino!
                Essa ilustração (e é uma ilustração) não nos deve encher de orgulho e nos levar a subestimar o poder do maligno. Mas deve nos encher de humildade e boas obras.
                O fato é que os missionários precisam estar sempre prontos, para estarem cheios do poder de Deus. Mas como estar sempre pronto? O Pregar Meu Evangelho responde de modo brilhante em uma única frase: "cumprimento dos convênios lhe dá poder" ("Meu Propósito, pg. 11).
                Portanto, cumpra seus convênios. Cumpra o convênio batismal, cumpra o convênio do Sacerdócio (caso o tenha recebido), cumpra os convênios feitos no Templo. E se for casado cumpra os convênios do Santo Matrimonio para Eternidade. Esses convênios, quando cumpridos, concedem uma proteção maior do que você imagina. Deus vai adiante de ti. Ele estará a vossa direita e a vossa esquerda e Seu Espírito estará em vosso coração e seus anjos ao vosso redor para vos suster (D&C 84:88).

Trabalhar com toda mente.
                O trabalho missionário é cheio de desafios. Ele exige que você estude constantemente as escrituras para que sirva com empenho. Ele também exige que tenhas "uma fé vigorosa e uma mente firme em toda forma de santidade" (Morôni 7:30). Mente firme pode significar várias coisas. Por exemplo, mente firme é não ter graves problemas emocionais e mentais. É claro que haverá desafios emocionais para todo missionário. Você vai chorar quando perceber que as pessoas que você se dedicou tanto decidirão não guardar os mandamentos, pois saberá que se elas não cumprirem os mandamentos, continuarão na infelicidade e dor. Você vai sofrer com a iniquidade dos homens. Além disso terás muitas perguntas, sofrerá angustia, privações, etc. Não obstante se sofrer com patologias emocionais precisará deixar o serviço missionário. Esquizofrenias, psicoses e outros doenças devem ser tratadas adequadamente fora do campo missionário. Pessoas com doenças mentais podem servir[2], mas não como missionários de tempo integral, pois os rigores da obra agravariam seus problemas.
                Um segundo significado de mente firme, que não se relaciona ao primeiro, é o de mente espiritual. "Lembrai-vos de que ter mente carnal é morte, e ter mente espiritual é vida eterna" (2 Néfi 9:39).
                No serviço missionário você não pode ouvir certas músicas, falar de certas coisas e até pensar em outras. Deve estar focado no seu propósito. Falei sobre isso no capítulo quatro. Mente espiritual foca nas coisas espirituais. Assim, concentre-se nas cosias de Deus. Isso exige muito esforço. Até porque alguns pensamentos inconvenientes, em um momento ou outro aparecem no palco de nossa mente. Devemos esforçar-nos para retirá-los de imediato. Esse exercício diário nos levará a Vida Eterna.
                O Presidente George Albert Smith contou: “Tive o privilégio de ter estudado com o Dr. Karl G. Maeser, aquele preeminente educador, que foi o primeiro fundador de nossas grandes escolas da Igreja. (…) Não me lembro muito do que foi dito durante o ano que estudei ali, mas há uma coisa que provavelmente jamais esquecerei. Eu a repeti muitas vezes. (…) O Dr. Maeser, certo dia, levantou-se e disse: ‘Vocês não apenas terão de prestar contas das coisas que fazem, mas também serão considerados responsáveis até pelos pensamentos que têm.’
                Sendo rapaz, e não tendo o hábito de controlar muito meus pensamentos, fiquei intrigado com o que deveria fazer, e isso me preocupou. Na verdade, não conseguia parar de pensar nisso. Cerca de uma semana ou dez dias depois, subitamente compreendi o que ele quis dizer. Consegui perceber a razão daquilo. De repente, veio-me à mente a interpretação do que ele dissera: Ora, é claro que seremos considerados responsáveis por nossos pensamentos, porque, quando a vida terminar na mortalidade, ela será a soma de nossos pensamentos. Esse conselho me foi uma grande bênção por toda a vida e permitiu em muitas ocasiões que eu me abstivesse de pensar de modo impróprio, porque me dei conta de que serei o produto de meus pensamentos, quando o trabalho de minha vida estiver concluído” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: George Albert Smith, "Vida e Ministério de George Albert Smith" pg. XV).          

Trabalhar com toda força.
                Ser-lhe-á exigido trabalhar com todas as suas energias físicas. De fato você andará muito na missão. A missão é fisicamente desafiadora em todo o lugar do mundo. No Canadá você vai passar frio, na África terá que percorrer grandes distancias em um sol abrasador. Por mais que seu sapato seja confortável, e pro mais que sua casa na missão seja aconchegante haverá desafios físicos. Eles se manifestarão de diversas formas. Pode ser que a comida seja diferente, pode ser que o clima seja atípico, pode ser que lhe surja uma doença ou tenha que enfrentar uma praga.
                Meu irmão enfrentou duas cirurgias e passou por muita dor em sua missão. Por uma série de milagres ele se recuperou rapidamente e pode permanecer na missão. Talvez seus desafios físicos sejam tão grandes que você terá que voltar para casa antes do que imagina. Caso isso aconteça saiba que o Senhor conhece seus desejos e  tem um propósito para as provações. Confie nele. A recompensa de uma missão justa e honrosa esta ao seu alcance caso seu desejo seja puro, independentemente das doenças, acidentes e provas físicas.
                Exercite-se, coma bem e siga orientações de seus líderes na missão. Não tenha medo de doar-se e dedicar-se. Mas lembre-se do conselho do Rei Benjamim: "E vede que todas estas coisas sejam feitas com sabedoria e ordem; porque não se exige que o homem corra mais rapidamente do que suas forças o permitam. E, novamente, é necessário que ele seja diligente, para que assim possa ganhar o galardão; portanto todas as coisas devem ser feitas em ordem" (Mosias 4:27).
                Quando estiver cansado, ande mais um pouco. Faça mais. Confie no poder renovador do Espírito. Persevere até o fim. Alguns missionários acham que quando a missão esta acabando podem andar mais devagar ou dormir um pouco mais. Não podem! Oélder Holland usa vez disse a um grupo de missionários que se tivesse que enviar uma ambulância buscar os missionários no aeroporto depois de sua missão ficaria feliz! É claro que ele estava brincando. Mas sua mensagem é verdadeira: o missionário deve perder sua vida na obra. O Senhor mesmo disse: "Que nenhum homem tenha medo de perder sua vida por minha causa; porque aquele que perder a vida por minha causa tornará a achá-la. E aquele que não estiver disposto a perder a vida por minha causa não é meu discípulo." (D&C 103:28).
                As sisteres incorporam essa ideia muito mais facilmente que os élderes. Na realidade muitas vezes os presidentes de missão precisam dizer as sisteres: prossigam com mais calma! Nunca vi nenhum presidente falar o mesmo a um rapaz missionário!
                Talvez você não saiba, mas o serviço missionário nunca foi tão confortável e fisicamente facilitado como hoje. As distancias eram maiores, os sapatos mais duros, a comida mais restrita, o dinheiro quase não havia... Você é muito abençoado.
                Se estiver difícil andar, acordar ou alimentar-se sugiro que você continue a andar, acordar e comer quando tiver que fazê-lo. Faça isso sem reclamar. Ore agradecendo a Deus pro essas dádivas. O cumprimento desse dever porém não será suficiente para que você se torne o missionário que o Senhor deseja. Por isso: ore mais, jejue e sirva. Quando você se empenhar em desenvolver os atributos de Cristo (descritos no capítulo 6 de PME) terá uma nova atitude e tudo ficará mais fácil. Se você pedir com fé o Senhor lhe dará forças para que não padeça qualquer espécie de aflição que não possa ser sobrepujada pela alegria em Cristo (Alma 31:38).



[1] "Portanto acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus. E ser-vos-á dado poder sobre esse espírito; e proclamareis contra esse espírito, em alta voz, que ele não é de Deus — Não com acusações injuriosas, para que não sejais vencidos, nem com jactância ou regozijo, para que não sejais por ele apanhados." (D&C 50:31-33)
[2] O Élder L. Tom Perry contou sobre um rapaz com problemas mentais. Nessa experiência podemos ver um ótimo missionário, ainda que não seja um missionário de tempo integral: "Tenho um grande amigo que me envia uma gravata nova para usar na sessão em que vou falar em cada conferência geral. Ele tem bom gosto, vocês não acham?
Meu jovem amigo tem alguns desafios difíceis que o limitam em alguns aspectos, mas de outras maneiras, ele é extraordinário. Por exemplo, seu destemor como missionário se compara ao dos filhos de Mosias. A simplicidade de sua crença faz com que suas convicções sejam incrivelmente firmes e sólidas. Creio que na mente do Scott é inimaginável que alguém não seja membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que nem todos tenham lido o Livro de Mórmon e tenham um testemunho de sua veracidade. Quero contar-lhes algo que aconteceu com o Scott quando ele estava fazendo sozinho seu primeiro voo de avião para visitar o irmão. Um vizinho que estava sentado perto dele ouviu a conversa do Scott com a pessoa ao lado dele: “Olá, meu nome é Scott. Qual é o seu nome?” A pessoa a seu lado lhe disse o nome. “O que você faz?” “Sou engenheiro.” “Que bom. Onde você mora?” “Em Las Vegas.” “Temos um templo lá. Sabe onde fica o templo mórmon?” “Sei. É um belo edifício.”
“Você é mórmon?” “Não.” “Ora, devia ser. É uma ótima religião. Você já leu o Livro de Mórmon?” “Não.” “Bem, devia ler. É um livro excelente.” (Conferência Geral Abril de 2012, Sessão da Tarde Domingo, http://www.lds.org/general-conference/2012/04/the-power-of-deliverance?lang=por)

Nenhum comentário:

Postar um comentário